sábado, 17 de outubro de 2009

"Rito de Passagem" em Maringá

Depois de algum tempo sem dar as caras em Maringá, o circuito Palco Giratório volta aos palcos da cidade com o espetáculo “Rito de Passagem”, da Índios.Com Cia. de Dança, que vem lá do Amazonas para mostrar o seu trabalho.

O espetáculo será na segunda-feira (dia 19/10), às 20h30, no Teatro Reviver. É de graça, mas tem censura 14 anos. Este é o primeiro Palco deste ano e, se tudo der certo, ainda teremos mais um, mas não é exagero dizer que a continuidade deste projeto em Maringá depende muito do público destas duas edições, pois o Sesc local está cansado de ver os teatros vazios. Bóra comparecer!!!




O ESPETÁCULO

Apresentado numa linguagem universal, o espetáculo propõe trabalhar com uma questão regional. Fala sobre os mundos transformados da mulher indígena e, ao mesmo tempo, de todas as mulheres, pois independentemente da cor da pele, elas vivem suas mutações, cada uma no seu próprio e único tempo, umas mais lentas, outras mais rápidas, porém imersas num processo rico para observações do corpo e da mente feminina.

O Trabalho é contextualizado a partir de referências bibliográficas sobre a mulher indígena e idealizado com o uso de recursos técnicos que propiciaram a exploração da relação Espaço-Tempo do corpo que dança, provenientes da dança vertical e das novas tecnologias.

O GRUPO

A Índios.Com Cia de Dança foi criada a partir da Cia de Dança Crya, fundada em 1997, dirigida e composta pelas bailarinas-corégrafas Cristina Moraes e Yara Costa. Em junho de 2000, passou a ser dirigida apenas por Yara Costa, passando a ser denominada Índios.com Cia de Dança.

Dentro da linha de pesquisa desta Companhia, a dança aérea executada com o suporte de técnicas esportivas verticais (rapel, tiroleza, escalada) e técnica circense (tecido), é um dos principais focos de atenção. Este estudo iniciou em 2001, com apresentações solo de Yara Costa, formou mais de 20 pessoas em rapel e atualmente conta com a participação de mais 4 bailarinos e 4 técnicos de esportes verticais.

A Índios.com Cia de Dança pretende expressar-se na dança através da investigação do movimento contemporâneo, através de sua busca de identidade coreográfica e artística, procurando ainda anular preconceitos, promovendo e estimulando a liberdade de direção e atuação dentro do Grupo.

Após a apresentação será aberto espaço para uma conversa informal, um bate-papo Platéia/Grupo sobre o espetáculo e seu processo de construção ou outras necessidades de conhecimento da platéia, visando complementar a leitura do espectador sobre o referido espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário