quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Marco Antonio de Almeida e os Solistas de Londrina no Convite à Música

O projeto Convite à Música, realizado pela Secretaria de Cultura de Maringá, terá amanhã o concerto do pianista londrinense Marco Antonio de Almeida, acompanhado da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. O evento é no Auditório Luzamor, às 21h, com entrada franca.

Quem é Marco Antonio de Almeida:

Nascido em Londrina, mas mora na Alemanha. Graduado na Faculdade de Música Mãe de Deus, com pós-graduação na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo sob a orientação de Yara Bernette. Freqüentou cursos com mestres de renome internacional, como Magda Tagliaferro, Paula Badura Skoda, Christoph Eschenbach, Nikita Magaloff, Elgin Roth, Fausto Zadra e Carlo Zecchi. Além de prêmios nacionais, também foi laureado em concursos internacionais, a exemplo do Concurso de Piano de Covilhâ (Portugal), Concurso de Piano Viotti (Itália) e Concurso de Piano Gina Bachauer (USA). Como intérprete de Mozart tem se apresentado nos mais importantes festivais e gravou em CD o citado compositor com a Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim. Dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior, destacando-se a gravação em CD de peças de Ernesto Nazareth na Alemanha e a primeira gravação (após Villa-Lobos) do “Choros Nº 11” para piano e orquestra realizada na Suécia. Acompanhou os Presidentes da Alemanha, Richard von Weizsäcker e Roman Herzog, em viagem cultural ao Canadá (1990) e Brasil (1995), respectivamente. De 1990 a 1994 foi Diretor Artístico do Festival de Música de Londrina, idealizando o Simpósio Paranaense de Educação Musical e introduzindo a música popular no Festival. Professor de várias edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, é Conselheiro da Fundação Mejier-Werner de Caracas (Venezuela) e júri do Concurso Internacional de Piano A. Rubinstein. É membro de Sociedades Alemãs de Música e Medicina, desenvolvendo intenso trabalho na área de prevenção e terapia de enfermidades dos músicos. Desde 1980 é professor catedrático da Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo e em 1996 assumiu a cátedra de Metodologia do Ensino do Piano na Universidade Martin-Luther Halle-Wittenbertg, Alemanha. Desde 2005 é novamente Diretor Artístico do Festival de Música de Londrina.


Quem é Orquestra de Camara Solistas de Londrina (OCSL):

Reunir músicos com qualidades técnica e profissional suficientes para atuar como solistas em concerto, dar-lhe coesão e harmonia e assim criar uma orquestra de câmara. Foi com essa proposta que o búlgaro Evgueni Ratchev idealizou e fundou, com êxito, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, em 1998.
Em sua trajetória, a orquestra também tem demonstrado uma preocupação com a identidade, não apenas desenvolvendo um trabalho que os identificassem e diferenciassem, mas também incluindo compositores brasileiros em suas apresentações e álbuns, valorizando o fato de ser uma orquestra brasileira. Isso fica bem claro com o lançamento de seu mais novo álbum, intitulado “Série Retratos Brasileiros – Guerra-Peixe”. Trata-se do primeiro disco de uma série que os Solistas de Londrina pretendem lançar, privilegiando compositores nacionais.
A qualidade do grupo foi reconhecida já em seu primeiro CD gravado, Imagens Brasileiras: o disco venceu o Prêmio TIM de Música Brasileira nas categorias Melhor CD Erudito e Melhor Projeto Visual e o Prêmio Saul Trumpet de Melhor CD Erudito, em 2003. Com esse reconhecimento, surgiram também novas oportunidades, como o convite para participar do CD-ROM Álbum de Retratos, desenvolvido pelo Arquivo Histórico do Museu Imperial e a gravação da trilha sonora do desenho animado francês Marsupilami.
Os Solistas de Londrina também foram convidados a realizar o concerto de abertura do 15º Festival Internacional de Música de Inverno de Campos (RJ). Desde 2007 os Solistas de Londrina integra o maior projeto de música erudita do País, na série SESI Música, promovida pela Art Invest, em São Paulo. Nesse mesmo ano, a orquestra recebeu o prêmio estadual no Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos de Música promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, possibilitando a apresentação do espetáculo “Música dos Séculos” em 10 cidades do Paraná. Através de um concurso realizado pelo Ministério da Cultura, a OCSL foi agraciada ainda com o Prêmio Apoio a Orquestras/Funarte.
Em 2006, o quinteto de cordas do grupo recebeu apoio da Petrobrás e Funarte para se apresentar em escolas públicas de Londrina e região. E, para 2009, tem agendado um circuito estadual de 10 concertos, através do prêmio conquistado recentemente no Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos de Música, pela Secretaria de Estado da Cultura, além de concertos com a participação de solistas convidados.

Quem é Evgueni Ratchev :

Formado na Academia Superior de Música de Sófia. Finalista do Concurso Internacional de Violino Johann Sebastian Bach, na Alemanha, também foi spalla e solista de uma das mais importantes orquestras de câmara da Bulgária, a “Studio Concertante”. Apresentou-se nos continentes europeu, africano e asiático.

A oportunidade de vir ao Brasil surgiu em 1987, a convite do governo do Pará. Lá, Ratchev criou o Quarteto de Cordas de Belém e a Orquestra de Câmara do Pará, da qual foi spalla e regente. Como maestro convidado e solista, atuou nas orquestras sinfônicas de Belo Horizonte, Brasília e Paraná, além da Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba e Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel). Desde 1996 , Ratchev é spalla da OSUEL e além de cuidar da direção musical da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, também se dedica a repassar aos mais jovens um pouco de sua experiência.
Foi docente de violino e música de câmara do curso de Música da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná e atualmente é professor titular de violino do curso de Música do Colégio Mãe de Deus, em Londrina. Realiza ainda master classes de violino na University of Missouri-Columbia (EUA), onde também atua como solista e regente em concertos da orquestra filarmônica da instituição e da Missouri Chamber Orchestra.

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina
Ios Violinos

Evgueni Ratchev - Spalla e direção musical
Fábio Brucoli
Nikolau Ratchev
Leila Tascheck

IIos Violinos
Afonso de Jesus Mesquita Barros
Matheus Garcia Souza
Bárbara Scarinci

Violas
Jairo Chaves
Natanael Fonseca

Violoncelos
Daniel Lessa
Vanderlei de Oliveira

Contrabaixo
Jorge Luiz Silva

Cravo
Irina Ratcheva

Arquivista

Erna Verônica Vogler Chaves

Produção:Irina Ratcheva

Nenhum comentário:

Postar um comentário