quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Há nove anos, Um Outro Olhar


A cultura em Maringá é feita por um conjunto de artistas e produtores guerreiros, daquele tipo de gente que faz a diferença no local em que está. Ao contrário de tantos que optam por tentar a vida artística em outras cidades (o que não os desqualifica, de modo algum), aqui estão aqueles que querem transformar seu ambiente.

Assim é Paulo Campagnolo, cinéfilo que leva nas costas o Projeto Um Outro Olhar, espécie de cineclube intelectualizado que só exibe filmes de arte, daqueles que raramente entram nas salas de cinema. O projeto comemorou aniversário no último sábado com um quizz show sobre as pérolas mostradas ao longo destes anos.

Eu estava lá, na primeira sessão. Era "Gritos e sussurros", do Ingmar Bergman. Fiz uma das primeiras matérias sobre o projeto, ainda quando era estudante. Depois fiz outras reportagens e acompanhei diversas fases do projeto: aos sábados de manhã no Aspen Park; no circuito comercial; no Cinesystem Cidade e, por fim, no Auditório Hélio Moreira.

Fui nas Semanas do Cinema Brasileiro, onde vi grandes filmes como "Lavoura Arcaica", "Terra Estrangeira", "Brava gente brasileira" e "Baixio das bestas", entre outros. Admiro a ousadia do Paulo e a sua disposição em superar as dificuldades e continuar nos brindando com esses momentos.

Para quem ainda não conhece, fica a dica: todo sábado, às 20h, no Auditório Hélio Moreira (Prefeitura) tem filme de graça. Só não espere ver nada parecido com o que se faz em Hollywood.

PS: A foto é bemmm antiga, da coluna Supers, do Andye Iore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário