quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Memorial Kimura




No último dia 21 de setembro Maringá ganhou mais uma instituição museológica. O Memorial Kimura, situado no distrito de Floriano, abriu suas portas para a visitação dos alunos da Escola Municipal Lazara Ribeiro Vilella. Trata-se do projeto "Arqueologia e História no Sítio Kimura: uma exposição da cultura material do acervo da ocupação humana da região de Maringá", que obteve o segundo lugar, na categoria iniciantes, no edital da Lei de Incentivo à Cultura.

O objetivo do projeto é disponibilizar a esses alunos, através de exposição, o acervo reunido ao longo de várias décadas pela família Kimura. São materiais arqueológicos de ocupações pré-históricas da região, edificações e utensílios agrícolas e domésticos do período do café, representativos da colonização “moderna”, empreendida pela Companhia de Terras Norte do Paraná.

Alguns aspectos da presença japonesa no Brasil são retratados com material iconográfico sobre a trajetória dos Kimuras, mostrando a saída da Província de Nagasaki, no sul do Japão, a passagem pelo estado de São Paulo para o trabalho nas fazendas de café e a chegada da família ao Norte do Paraná.

A coordenadora do projeto, minha amiga Rosângela Kimura, sonha em formar “agentes patrimoniais” que atuarão como agentes multiplicadores de ações de proteção e de valorização do patrimônio cultural da região. O projeto pretende, com o apoio da Secretaria de Cultura de Maringá, constituir-se numa experiência piloto de educação patrimonial com ênfase na cultura rural local. Tem tudo para dar certo. O lugar é lindo, aconchegante e muito organizado. Por enquanto, não está oficialmente aberto para a população, mas isso é uma questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário